‘Todo peito é fogueira’ chega nesta quinta-feira

‘Todo peito é fogueira’ chega nesta quinta-feira

Música - 17, junho, 2020

 

O mundo virou de cabeça pra baixo com a disseminação da covid-19 e, entre as consequências da pandemia, veio o isolamento social. Perto do São João, festa adorada pelos brasileiros, sobretudo os nordestinos, paira uma nuvem sobre muita gente. Mas é em clima de esperança e memória afetiva junina que o grupo paraibano Os Fulano lança o single ‘Todo Peito é Fogueira’, uma lembrança do espírito quente das festas de São João dias antes da data ser comemorada. A música chega ao canal oficial da banda no YouTube (https://is.gd/CanalOsFulano) nesta quinta-feira (18), às 19h. Já na sexta-feira, ao meio dia, a canção chega nas plataformas digitais de streaming.

Trata-se do primeiro lançamento do quarteto de forró desde que saiu o disco ‘Etá Forró’, em abril de 2017. Com letra de Lucas Dan e voz de Betinho Lucena, ‘Todo Peito é Fogueira’ nasce da reflexão acerca de um São João atípico: sem aglomerações, festejos de rua ou tradicionais brincadeiras populares. A música conta ainda com Betinho comandando o triângulo e percussões, Lucas Dan na sanfona, Thiago Melo na zabumba e Jader Finamore nos instrumentos de corda e no trompete. O single foi gravado e mixado no estúdio Gota Sonora, em João Pessoa, e masterizado no Incrível Mundo, no Rio de Janeiro (veja a ficha técnica completa abaixo).

Invadidos pela saudade, pela urgência do encontro e do encantamento presente em todo período junino, com esta canção Os Fulano propõe que o festejo está nas pessoas através da memória afetiva e das conexões familiares, nos vínculos de amizade, nas pequenas coisas transmitidas pelo tempo de boca a boca, geração em geração, e nas cores que a cultura pinta e marca o povo.

O festejo resiste – e toma fôlego – mesmo diante dos desafios da distância física e cenários tristes. A canção em ritmo de ‘arrastapé’ faz uma provocação saudável, para que pessoas se aqueçam e se conectem através de um amor-comum pela festa e o que ela carrega – música, dança, poesia, indumentária, brincadeira, culinária, história, imagens.

‘Todo Peito é Fogueira’ trata de empatia, de sonhos, de saudade, de carinho e de seguir uma caminhada coletiva. Ela busca fomentar a ideia da identidade nordestina-brasileira e provocar os ouvintes para um processo de autoconhecimento e afirmação cultural.

A banda / Foto: Ana Moraes

Os Fulano

Composto por Lucas Dan (Sanfona), Jader Finamore (Cavaquinho), Thiago Melo (Zabumba) e Betinho Lucena (Triângulo), Os Fulano foi formado em 2009 na cidade de Santa Rita, Paraíba, com os irmãos Thiago e Lucas. A partir de 2011, entraram Betinho e Jader para o time. Apaixonados pela cultura tradicional nordestina, formaram uma sonoridade ímpar, misturando a tradição com a personalidade artística de cada um dos integrantes, trazendo também a poesia nordestina em seus shows com um toque pop contemporâneo.

Os Fulano se apresentou nos palcos mais importantes para os festejos populares como o Maior São João do Mundo, em Campina Grande/PB, e realizaram turnês pelo Sudeste, tocando em importantes espaços como Canto da Ema, Remelexo e Festival de Itaúnas/ES. Os músicos dividiram palco com artistas como Chico César, Flávio José, Genival Lacerda, Os Três do Nordeste, Santanna o Cantador, Antônio Barros e Cecéu, Pinto do Acordeon, Zé Calixto, Gennaro Sanfoneiro, Mestre Camarão e Vital Farias.

A banda ganhou o Festival Nordeste Sim Sinhô de Pé-de-Sera (Feneps 2014) e é considerada pela crítica especializada como “a revelação do forró pé-de-serra”. Na bagagem, carrega quatro trabalhos lançados: os EPs ‘Ponto Sem Nó’ (2015), ‘Forrobodó Parahyba’ (2015), ‘Etá Forró’ (2017) e o single ‘Todo Peito é Fogueira’ agora em junho de 2020.

LETRA

Todo peito é fogueira (Lucas Dan)

Risca a chama e faz um desejo

Deixa o sonho avoar

Pra colorir de azul o céu do sertanejo

E a saudade que eu tenho pra matar

 

Manda um balaio de beijo

Num relampejo de vontade de chegar

Nossa dança segue o cortejo

Nosso festejo, nosso festejo

 

Todo peito é uma fogueira

E bem quentinho

De amar, amar, amar

Queimando junto, colado

Queimando junto, colado

Queimando junto

Querendo se encontrar

 

FICHA TÉCNICA

Todo peito é fogueira (Lucas Dan) 

Arranjo: Lucas Dan

Arranjo Vocal: Ferreira Jr.

Voz, triângulo e percussões: Betinho Lucena 

Sanfonas: Lucas Dan 

Zabumba: Thiago Melo 

Baixo: Italo Arthur

Cavaquinho, guitarra baiana e trompete: Jader Finamore 

Vocais: Ferreira Jr, Jader Finamore

Produção Musical: Jader Finamore 

Captação e edições: Jader Finamore 

Mixagem: Jader Finamore e Renato Oliveira 

Masterização: Enrico de Paoli 

Gravado e mixado no estúdio Gota Sonora em João Pessoa/PB 

Masterizado no estúdio Incrível Mundo/RJ


CONTATOS

Os Fulano 

instagram.com/osfulano

facebook.com/osfulano

youtube/osfulano

soundcloud.com/osfulano

(083) 988144321 – Jader Finamore

 

(Por Gi Smael – jornalista e assessora da banda)