‘Trem do forró’ vai para Campina de caminhão

‘Trem do forró’ vai para Campina de caminhão

Eventos - 27, maio, 2016
trilhos-força tarefa

Operário iniciaram nesta sexta-feira (27) a desenterrar dormentes / Foto Antonio Ronaldo-Correio da Paraíba

Operários começaram a limpar a via férrea que leva o ‘Trem do Forró’ da Estação Velha no centro de Campina ao distrito de Galante. Nesta sexta-feira (27), o prefeito Romero Rodrigues reuniu a imprensa para garantir que um dos principais produtos turísticos do Maior São João do Mundo, a ‘Locomotiva Forrozeira’, está garantido.

Até o dia da primeira partida (11 de junho) serão 15 dias para consertar 17 km de trilhos que há anos não têm manutenção e só o terão agora porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fez um alerta à empresa privada que explora a ‘Locomotiva Forrozeira’ sobre a precariedade da linha e recomendou que suspendesse a atividade, devido aos riscos.

Em alguns pontos do trecho trilhos e dormentes somem sob a terra e mato, em outros pontos as bases de madeira estão estragadas, ou nem existem. Também há lugares em que comunidades construíram casas ou barracos muito próximo aos trilhos.

Vagões pela BR-230

A precariedade da linha férrea é tamanha que não há condições do trem seguir sozinho de João Pessoa para Campina Grande, como ocorreu em anos anteriores. Para esse transporte serão utilizadas carretas ao custo de R$ 210 mil. Então será possível ver nos próximos dias um trem na BR-230.

O trabalho será grande, por isso foi formada a força-tarefa proposta no início da semana pelo prefeito, reunindo ANTT, Transnordestina, Ministério das Cidades e Prefeitura. Quem vai pegar no pesado será um time de 22 técnicos da Transnordestina e 50 operários contratados pela PMCG, que deverão trabalhar inclusive nos fins de semana.

Serão substituídos 5 mil dormentes, estruturas de madeira sobre as quais são fixados os trilhos de ferro. Segundo prefeito Romero Rodrigues, esse material está sendo levado a Campina Grande. Na audiência que teve em Brasília com dirigentes da ANTT, disse o prefeito, ficou acordado que no dia 6 de junho um fiscal irá inspecionar o trecho, antes que as viagens do trem sejam autorizadas.

 

(Da Redação, com Codecom)