Trios de forró de Campina estão na final do 18º Fenfit

Trios de forró de Campina estão na final do 18º Fenfit

Eventos - 19, julho, 2018

 

Classificados para a fase final do 18º Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), os irmãos Dilsinho e Ananias Medeiros se apresentarão na noite desta sexta-feira (20), juntamente com outras cinco bandas. A primeira parte da final, com outras sete bandas, ocorreu na quinta (19). Depois das apresentações, a organização divulgará os nomes dos quatro melhores bandas, segundo os jurados e, também os nomes dos melhores sanfoneiro, zabumbeiro, intérprete, letra, revelação masculina e feminina.

No sábado será anunciado o vencedor e os segundo, terceiro e quarto colocados. A banda campeã também fará apresentação especial.

Os irmãos, em formações diferentes, conseguiram classificar suas músicas para o evento, que é considerado um dos mais importantes do país no âmbito do forró de raiz.

Ananinas e Dilsinho, ladeando o pai e grande mestre Severino Medeiros (in memorian)

O grupo Gente da Serra, do qual Ananias do Acordeon é integrante, classificou a música ‘Cego de Amor’ – escrita e musicada por ele – enquanto Dilsinho emplacou ‘No relento’, de sua autoria. Pela ordem de apresentação divulgada pela coordenação do festival, o Gente da Serra será a primeira banda a se apresentar e Dilsinho, com seu grupo, será o último das sete concorrentes desta noite.

“Participar de um festival a nível nacional voltado a forró raiz, original e autêntico, ja é bom e estar na final é melhor ainda. Estamos felizes, um sentimento já de dever cumprindo porque viajar quase 2000 km para representar nossa Paraíba é muito satisfatório, principalmente ver que o público junto com o jurado reconheceram nosso trabalho. A expectativa agora é fazer de novo nossa parte, dar o nosso melhor e fazer o que sabemos fazer: muito forró. Seja o que Deus quiser”, disse Ananias, em declaração via celular.

Dilsinho também se mostrou entusiasmado com a classificação: “É um momento de muita alegria, porque esse festival representa muito para os forrozeiros. Ressalta a raiz do forró verdadeiro e, para uma família tradicional nessa música, o forró está na veia. A expectativa é que também na final a gente dê o melhor”.

Após seleção, 24 bandas foram listadas para a disputa musical. Elas se apresentaram nas classificatórias, que começaram no domingo (15) e se encerraram na quarta-feira (18). O festival começou no sábado (14) com uma programação de shows em que constam nomes como Trio Nordestino, Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Lucy Alves, Vital Farias, Dorgival Dantas, Petrúcio Amorim, Mariana Aydar, entre outros.

Estímulo à renovação

O Fenfit é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra, segmento da música popular regional nordestina, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs.

Além da excelente programação musical oferecida pelas atrações de renome, o Festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. Juntando no mesmo ambiente artistas consagrados e novos talentos, o evento estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró pé-de-serra.

Apresentação do grupo Forró Gente da Serra na classificatória

As finais:

19/7

1 – TRIO FAISCADA

2 – BALANÇA EU

3 – CAINÃ ARAUJO

4 – ROBSON DO ROJÃO

5 – CROATÁ

6 – GLAUBERT SANTOS

7 – TRIO MALAQUIAS

20/7

1 – FORRÓ GENTE DA SERRA

2 – MARIA LUA

3 – TRIO MESTRE LUA

4 – MARCOS DE ALMEIDA

5 – TRIO CLANDESTINO

6 – ESTRELA DE OURO

7 – DILSINHO MEDEIROS

Nós no Fenfit

O Festar estará presente no festival. O repórter Snides Caldas foi convidado e seguirá para Itaúnas junto com o trio Os 3 do Nordeste, uma das grandes atrações do evento, com apresentação marcada para o sábado (21), antes do Trio Nordestino.

O ônibus do grupo parte de Campina Grande pouco antes da meia-noite desta quinta-feira (19), com a perspectiva chegar ao local do evento na noite da sexta.

A vila de Itaúnas fica no município de Conceição da Barra, um pequeno paraíso banhado pelo Atlântico, no litoral norte do Espírito Santo.

Partindo de João Pessoa, o trajeto tem 1.749 km (cerca de 25 horas de carro, pelo cálculo do Google Maps). De Campina Grande, o percurso é de 1.702 km (24 horas).

(Da Redação)