Troféu Gonzagão vai homenagear Zé Dantas e mais 13 personalidades

Troféu Gonzagão vai homenagear Zé Dantas e mais 13 personalidades

Eventos - 14, abril, 2016

A oitava edição do Troféu Gonzagão, que premia e homenageia artistas regionais, foi lançada na manhã desta quarta-feira (13) em café da manhã entre organizadores e a imprensa no Garden Hotel, em Campina Grande.

A previsão é de que 150 instrumentistas, produtores, cineastas, compositores e intérpretes participem do troféu, visto como ‘oscar nordestino’ e um dos eventos que dão a partida para o ‘Maior São João do Mundo’.

A entrega do troféu ocorrerá em jantar marcado para o dia 17 de maio, também no Garden Hotel. Na manhã de lançamento, a grande atração foi o músico pernambucano Mahatma Costa, bicampeão mundial de acordeon.

Este ano, o evento terá 14 homenageados, ficando o destaque para o compositor Zé Dantas: “Se o Velho Lua (Luiz Gonzaga) era o Rei do Baião, os Zé Dantas era o doutor, aquele a quem devemos alguns dos maiores clássicos cantados por Gonzaga, como ‘Vem Morena’, ‘Cintura Fina’, ‘A volta da Asa Branca’, ‘Acauã’, ‘Xote das Meninas’, ‘ABC do Sertão’ e ‘O Xen-nhen-nhen”, justificam os organizadores do troféu em texto de apresentação do evento.

No jantar de premiação, o principal homenageado será representado pela viúva Yolanda Dantas e por sua neta, a cantora Marina Elali. Madrinha do evento, a cantora Elba Ramalho já teria confirmado presença, segundo a organização.

O Troféu Gonzagão é patrocinado pelo Governo da Paraíba, Prefeitura de Campina e Universidade Estadual da Paraíba, além de 18 empresas privadas.

O prefeito Romero Rodrigues este no Garden Hotel, mas saiu antes do evento começar, deixando Temi Cabral como representante da Prefeitura. Na mesa ainda havia o reitor Rangel Junior (UEPB) e os organizadores do Troféu Gonzagão, Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia.

 

[nggallery id=494 template=”sliderview”]

 

Os homenageados

Zé Dantas – compositor (in memorian)

Carlinhos Brown – músico

Pinto do Acordeon – músico

Ivanildo Vila Nova – repentista

Xico Bezerra – compositor

Mahatma Costa – músico

Bernard Robert Charrue – cineasta francês

Pierre Landolt – empresário e investidor

Rodolf Forte – maestro

Flávio José – compositor e intérprete

Edmar Miguel – compositor e intérprete

Antônia Amorosa – compositora e intérprete

Del Feliz – músico

Zé do Pife – músico

 

[nggallery id=495 template=”sliderview”]

 

(Cobertura: Snides Lima Caldas / Texto: José Carlos dos Anjos Wallach)