Plano limita visitantes e horário em Areia Vermelha

Plano limita visitantes e horário em Areia Vermelha

Turismo - 20, janeiro, 2017

 

O plano de manejo de Areia Vermelha estabelece que a ilha temporária na costa de Cabedelo poderá ser visitada por até 1.099 pessoas por dia e o horário de visitação começa às 8h e termina às 16h30, com maré até 0,9m.

Essas são duas das regras estabelecidas no Plano de Manejo do Parque Marinho de Areia Vermelha (Pemav), que foi aprovado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Conselho Gestor do Parque.

A aprovação do regulamento ocorreu em reunião na quinta-feira (19) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) de Cabedelo.

Ele prevê, inclusive, a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação. As novas regras serão implantadas após serem publicadas no Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Plano de visitação

É possível que ocorrerra mudança quando o plano de visitação entrar em vigor. O método de entrada e contagem será previsto neste plano de visitação. Poderá será criado um software para a escolha das embarcações que serão cadastradas, e a ilha de Areia Dourada ficará inatingível, apenas para utilização com autorização do órgão.

Gestores avaliam

“Foi uma decisão democrática e chegamos a conclusão que o debate foi ganho e  a sociedade se convenceu que Areia Vermelha é um parque que merece respeito aos seus recursos naturais. O trabalho foi árduo, mas gratificante”, disse o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

“O Plano de Manejo é um instrumento de fiscalização do qual a sociedade deve se apropriar  ajudando o poder público”, ressaltou o secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Fabiano Lucena.

“Aquele monumento natural estava sendo negligenciado e graças às ações deste Governo  foram tomadas medidas urgentes em prol da preservação da localidade”, disse o secretário executivo do Turismo do Estado, Ivan Burity.

“Todos os esforços serão para que possamos tornar o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha um ambiente preservado com base numa gestão participativa e um turismo sustentável”, observou a presidente do Conselho Gestor do Plano, Christina Vasconcelos.

“Não foi simples construir e aprovar um plano de manejo de tal magnitude, pois existem diversos interesses envolvidos, mas acredito que em princípio conseguimos atendê-los da melhor forma possível. Agora só temos que colocar em prática tudo que foi acordado”, concluiu o Conselheiro do Pemav, George Miranda.

 

(Da Redação, com informações da Secom-PB)