Rota Gastronômica reforça atrativos do ‘Caminhos do Frio’

Rota Gastronômica reforça atrativos do ‘Caminhos do Frio’

Turismo - 17, junho, 2016

A Rota Cultural Caminhos do Frios, cuja programação foi anunciada esta semana pela PBTur e Sebrae, terá ações que vão reforçar tanto a sua capacidade de atrair o público, quanto a evolução dos negócios na região do Brejo.

Uma dessas ações é a Rota Gastronômica do Brejo, que vai apresentar a riqueza da cozinha regional nas cidades que integram o evento.

A Rota Gastronômica reunirá sete cidades, seis delas – com exceção de Guarabira – participam do Caminhos do Frio, que começa dia 4 de julho e vai até 4 de setembro, passando por nove municípios.

rota gastronômica (2)

Treinamento

Ao longo do mês de maio, o Sebrae Paraíba promoveu consultorias e capacitações em 30 empreendimentos desses municípios. De acordo com o superintendente Walter Aguiar, o Sebrae, como parceiro do Caminhos do Frio, tem a proposta de incentivar o empreendedorismo com os diversos atores que compõem a rota cultural.

A gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que o evento é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a cultura local. “A Paraíba é rica em cultura e a gastronomia é parte dessa nossa riqueza. Além de movimentar a economia, a gastronomia alimenta nossa memória afetiva, principalmente nos festejos juninos. As comidas típicas a base de milho, as bebidas quentes, como as famosas cachaças de Areia. Isso tudo faz parte da experiência do nosso inverno nordestino e precisa ser divulgada para os visitantes”, explica.

Serenatas

Outro destaque da programação é o ‘Serenateando’, que vai percorrer as ruas da cidade de Bananeiras, com paradas nos restaurantes que estão apoiando a programação cultural.

A cidade de Remígio participa do evento pela primeira vez e o prefeito Chió Batista reconhece a importância de fazer parte do Caminhos do Frio: “Há quatro anos tentamos fazer parte do evento, porque ele mostra uma outra Paraíba, de culturas novas e experiências. Eleva a autoestima da cidade, aquece nossa economia, principalmente em períodos de crise econômica. O evento tem um nome muito forte, o que atrai muitas pessoas. Esperamos cerca de 40 mil visitantes durante o evento, que assistirão aos shows no Lagoa Parque, participarão das oficinas, mas também conhecerão a agroecologia, que é uma de nossas bandeiras. Alimentos orgânicos, sem venenos, que são cultivados e usados na nossa gastronomia”.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre, disse que parcerias são importantes para que o Caminhos do Frio continue sendo um dos principais eventos no calendário do inverno do Estado. “O Caminhos do Frio deixa um legado para a região. Fortalece a economia e divulga nossas riquezas”.

Emprego

A perspectiva é que haja um incremento de 30% na geração de empregos durante a realização do evento. Cada uma das 120 empresas envolvidas nas nove cidades pode gerar, em média, um emprego temporário, cenário importante em período de baixa oferta de postos de trabalho, destaca a gestora de turismo do Sebrae Paraíba.

A programação pode ser encontrada na página do evento (http://www.caminhosdofrio.com).

 

(Da Redação, com informações do Sebrae-PB)