Uma ilha de rock no reino do forró

Uma ilha de rock no reino do forró

Eventos - 20, junho, 2019

 

Nem só de xaxado e baião vive o mês de junho. Também tem rock, rap, psicodelia, trip hop, cultura popular, música eletrônica… Essa diversidade é o Toroh Festival, evento que leva o nome da produtora local e que chega à terceira edição neste domingo (23), véspera de São João, em plena noite do sagrado forró nordestino.

O evento reúne elenco que foca nos amantes da música alternativa e da diversidade de expressões sonoras.

A capixaba My Magical Glowing Lens e as paraibanas Sinta A Liga Crew, Vieira, Rieg, FurmigaDub e Bicho-grilo estão no line up. As apresentações acontecem no Centro Cultural Espaço Mundo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa (PB), com abertura das portas às 17h e ingressos gratuitos por ordem de chegada, limitados à capacidade da casa.

Quem é quem

My Magical Glowin Lens é o projeto da multi-instrumentista e produtora musical capixaba Gabriela Deptulski. Nele, ela experimenta música a partir de sons analógicos e eletrônicos, compondo arranjos de sintetizadores, guitarras, baixo, bateria, percussões e beats. Os sons contrastam e harmonizam entre si, formando ambientes sonoros de inspirações oníricas, utilizando elementos que ora seguem pro progressivo, ora encaminham-se para um pop-lisérgico.

Surgida inicialmente como um coletivo feminista para promover o protagonismo das mulheres paraibanas no hip hop, logo a Sinta A Liga Crew assumiu os palcos com composições autorais, reunindo produções individuais e coletivas que celebram o poder feminino, a liberdade e a sororidade. Músicas dançantes que reúnem estilos como rap, dancehall, reggae,reggaeton e ainda pitadas de música brasileira.

Vieira estreou com o EP ‘Comercial Sul’ em 2015 e logo chamou atenção do público, da mídia e de produtores, colecionando aparições importantes em festivais como Dosol (RN), Guaiamum Treloso (PE) e Semana Internacional de Música (SIM SP), além dos paraibanos Grito Rock, Mundo e Hacienda. O álbum ‘Parahyba Vive’ foi gravado em agosto de 2017 no Red Bull Studios em São Paulo após o grupo ganhar o concurso Red Bull Break Time Sessions entre centenas de bandas de todo o Brasil e lançado em 2018 – ouça aqui.

FurmigaDub é o encontro da cultura popular nordestina com a música eletrônica contemporânea. Desde 2011, Furmiga vem usando seu conhecimento musical para estabelecer uma ponte entre os ritmos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, e as batidas da cada vez mais efervescente bass music.

Neste domingo (23) o show de FurmigaDub marca o lançamento do seu novo disco ‘Mestres da Paraíba’ nas principais plataformas digitais de música, realizado através do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e contempla ainda um site e 4 mini-documentários com cada um desses mestres.

A banda de multinacionalidade Rieg foi formada em 2010 em João Pessoa (PB) entre dias de sol ardente pelo norte-americano e alemão Rieg Rodig (voz/sampler/synth) e os brasileiros Daniel Jesi (baixo/sampler) e Nildo Gonzalez (bateria/sampler). O grupo já se apresentou em importantes festivais brasileiros e sua discografia conta com 5 EPs e 1 álbum conceitual, que trazem sonoridades, conceitos e visual retrofuturistas calcados no trip-hop e no pop experimental, apostando numa vibe oitentista das TVs analógicas e todo o clima lo-fi que abraça essa linguagem.

O projeto Bicho-grilo foi criado em 2016 por Pedro Francisco (Guitarra e voz), em 2017 lançou de forma digital os álbuns Asteroid2 e Bicho-grilo, que levou a se apresentar em importantes espaços da cultura paraibana como o Red Bull Breaktime Sessions e o festival Hacienda. Influenciada pela música brasileira e pelo jazz, a Bicho-grilo faz música sem definições de estilo. Ao vivo, a banda apresenta músicas dos dois álbuns e mais algumas inéditas e é formada também por Lucas Wanderley (Flauta e vocais), Ronaldo Neto (Percussão), Augusto Siqueira (Baixo Elétrico), Ivo Limeira (Guitarra e vocais) e Lucas Marinho (Bateria).

O evento

O Toroh Festival é uma realização da agência, produtora e aceleradora paraibana TOROH Música&Cultura e tem apoio do Centro Cultural Espaço Mundo, Movimento Varadouro Cultural e Governo do Estado da Paraíba através da Funesc.

Serviço:

23/6  |  17h  |  Centro Cultural Espaço Mundo – Praça Antenor Navarro, 53, Varadouro   |  João Pessoa-PB  |  Entrada gratuita (ingressos distribuídos por ordem de chegada e limitados à capacidade da casa)

(Da Redação, com assessoria do evento)