Van levará cinema à ‘Roliúde nordestina’

Van levará cinema à ‘Roliúde nordestina’

Eventos - 5, fevereiro, 2020

 

Uma van movida a energia solar vai levar cinema neste final de semana à ‘Roliúde Nordestina’. No sábado e domingo, o projeto Cinesolar exibira em Cabaceiras curtas e longas metragens em várias sessões gratuitas.

Cinesolar é uma iniciativa que adota a estratégia do cinema intinerante e a tecnologia da energia solar para oferecer uma ‘sala de exibição ao ar livre’. A van é equipada com as placas solares que converte o calor em energia elétrica e possibilita a operação dos aparelhos projetores.

São 100 assentos e um telão de 200 polegadas, sistema de som e estúdio de gravação. O cinema ao ar livre é montado em praças ou quadras esportivas.

Foto: Danilo Ramos

O programa

Na passagem por Cabaceiras, o projeto vai exibir no sábado (8) duas sessões de curtas metragens com temáticas sustentáveis ( 18h e 19h). No domingo (9), haverá uma sessão de curtas a partir das 18h e a exibição de um longa (‘Canta Maria’, de Francisco Ramalho Jr) às 19h. As sessões são gratuitas.

Foto: Murilo Durães

Eco Estúdio

Durante as s sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Exibição no Sítio Mocó / Foto: Israel Barreto

Para conscientizar

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Foto: Israel Barreto

As ações que integram o Cinesolar estão alinhadas com 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Entre esses Objetivos, destacam-se: n° 04 – Educação de Qualidade, através das oficinas ambientais nas escolas; ODS n° 07 – Energia acessível e limpa, já que nas exibições dos filmes será utilizada como fonte a energia solar; e ODS n°13 – Combate às alterações climáticas, pois as emissões de CO2 com o transporte da equipe do Cinesolar são compensadas com o plantio de árvores.

Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do Cinesolar / Foto: Tarsilla Alves

Quem faz

O Cinesolar é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Tem o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz. Os eventos dos dias 8 e 9 em Cabaceiras são realizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura edo Ministério da Cidadania,e têm o patrocínio do Mercado Livre, com o apoio local da Prefeitura Municipal, Casa do Empreendedor, Departamento de Turismo e do Departamento de Cultura de Cabaceiras.

A ‘van do cinema’ na estrada

Números

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 1.300 sessões com a exibição de mais de 75 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 520 cidades de 20 estados, percorrendo mais de 240 mil km e chegando a 210 mil pessoas,  além de 40 oficinemas, com um total de cerca de 12 mil participantes.

“Nesse período, foram economizados mais de 2.400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de sete mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário.

Foto: Danilo Ramos

Grandes patrocinadores

Nesta trajetória, a Brazucah contou com o patrocínio de grandes empresas, como CPFL Energia, CPFL Renováveis, Google, Instituto CPFL, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia. BV, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional; SESC, Enel Green Power, Atacadão, Voltalia, EDP, Mercado Livre, SanoniGenzyme e Westrock; e de parceiros como SESC, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Santo André, Instituto Acqua, Virada Sustentável, bi02, Elektra, Heliar, Surya Brasil Solidária, Impact HUB São Paulo, Mãe Terra, GIZ, Instituto IDEAL, Bioqualittá – Empório Natura; UFSC, Projechub, Cooperação Alemã, Solar Word Cinema, além de além de instituições governamentais, como Ministério da Cultura do Governo Federal e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulos.

Foto: Danilo Ramos

O Cinesolar conta ainda com o apoio da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e com a parceria da Ecooar. As sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

(Da Redação, com informações da assessoria do projeto)