‘Veio de Resistência’ será exibido online no domingo

‘Veio de Resistência’ será exibido online no domingo

Eventos - 26, agosto, 2020

 

O filme documentário Veio de Resistência será exibido gratuitamente neste domingo (30 de agosto), por meio da plataforma Vimeo, na internet.

Gravado nos sertões de Crateús (CE), entre 2017 e 2018, e finalizado em 2019, o curta de 26 minutos faz uma síntese da resistência humana e ambiental, em meio às intempéries de um dos lugares mais áridos do país. Essa abordagem se dá a partir de dois elementos símbolos do lugar: o rio Poti e o povo indígena que ainda habita suas margens.  O acesso se dará por meio do link vimeo.com/320492299 durante todo o dia.

Dona Helena, liderança potiguara

Dirigido pelo cineasta e jornalista Elinaldo Rodrigues (Zé Ramalho – O Herdeiro de Avohai), paraibano radicado no Ceará desde 2014, Veio de Resistência teve apoio do Edital de Cinema e Vídeo do Ceará e do IFCE – Campus de Crateús.

Recentemente, o filme foi contemplado no 3º Concurso de Documentários da TV Câmara e deverá entrar na grade de programação da emissora. A obra está entre os 30 trabalhos selecionados em todo o país para serem licenciados pela TV Câmara para exibição em rede nacional.

Entrevista com o cacique Renato

Sinopse

Nos sertões de Crateús, centro-oeste do Ceará, a existência de seus habitantes está ligada ao manancial do rio Poti, cujo poder de resistência parece espelhar um ao outro. O filme Veio de Resistência explora a dimensão do rio enquanto metáfora da resistência numa região marcada pela seca e por injustiças sociais seculares.

Principal fator da vida que se desenvolveu às suas margens, o rio Poti luta para sobreviver em meio às intempéries climáticas e às agressões humanas que se avolumaram nos últimos tempos. Ao mesmo tempo, ele reflete a luta de um povo para assegurar uma permanência digna na região. Essa saga tem como principal referência a trajetória dos indígenas, cuja resistência ancestral se mantém ainda hoje na busca por melhores condições de vida.

Gravações no canion do Rio Poti

A obra enfatiza a alusão aos desafios da sobrevivência, destacadamente no entorno do Poti, sem perder de vista a dimensão poética que o rio desperta em homens e mulheres cujas vidas tenham sido transformadas em função das dádivas e agruras ali vivenciadas.

Cinebiografia do autor

Elinaldo Rodrigues atua como realizador audiovisual desde os anos 90. Realizou, dentre outros, os documentários “Brincantes Visionários” (Doc, DV, 20’, 2007) – Melhor Produção Independente e Prêmio BNB de Cinema no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro; “Zé Ramalho, O Herdeiro de Avôhai” (Doc, DV, 126’, 2009) – Prêmio de Melhor Documentário Longa-Metragem da Academia Paraibana de Cinema; “Sanhauá” (Doc, Full HD, 52’, 2009) – projeto selecionado pelo Programa DOC-TV IV, do Ministério da Cultura; “O Contador de filmes” (Doc, 35mm, 15’, 2010) – Melhor Documentário 35mm e Troféu ABD-MA de Melhor Filme Curta Metragem 35mm Nacional no 34º Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, prêmio Neppau de Melhor Curta-Metragem paraibano no Fest Aruanda e Melhor Documentário do Festival de Audiovisual do Sertão Paraibano – Cinema com Farinha.

Saiba mais:

Fotos e mais informações sobre o filme:

https://www.facebook.com/veioderesistencia

Resultado do 3º Concurso de Documentários da TV Câmara: https://www.camara.leg.br/midias/file/2020/07/concurso-selecionados.pdf

Edital do Concurso de Documentários da TV Câmara: https://www.camara.leg.br/midias/file/2020/08/edital-3.pdf

Contatos para entrevista:

Elinaldo Rodrigues (88) 997033056

elinaldorodrigues@gmail.com

(*) Na galeria, abaixo, veja mais imagens das gravações e bastidores do documentário. Clique para ampliá-las

(Texto de assessoria)