Vieira, Validuaté e Tupi Machine na Vila do Porto

Vieira, Validuaté e Tupi Machine na Vila do Porto

Música - 30, julho, 2019

 

Projetos musicais da Paraíba, Piauí e Maranhão estarão juntos nesta sexta-feira (2), no Centro Histórico de João Pessoa. Será a noite ‘Pra espalhar’ com shows dos grupos Vieira (PB), Validuaté (PI) e Tupi Machine (MA/PI), além de participações especiais de Seu Pereira, Arthur Pessoa (Cabruêra) e Jader Finamore (Os Fulano).

Os artistas

Vieira estreou com o EP “Comercial Sul” em 2015 e logo chamou atenção do público, da mídia e de produtores, colecionando aparições importantes em festivais como Dosol (RN), Guaiamum Treloso (PE) e Semana Internacional de Música (SIM SP), além dos paraibanos Grito Rock, Mundo e Hacienda.

O álbum “Parahyba Vive” foi gravado em agosto de 2017 no Red Bull Studios em São Paulo após o grupo ganhar o concurso Red Bull Break Time Sessions entre centenas de bandas de todo o Brasil e lançado em 2018.

Banda paraibana Vieira

Completando 15 anos de carreira, a banda piauiense Validuaté surgiu em Teresina com a proposta de experimentação rítmica sobre o Rock e outros estilos como MPB, música regional, brega e pop, apresentando sua própria mistura de elementos da música brasileira e mundial.

O grupo lançou os álbuns ‘Pelos Pátios Partidos em Festa’ (2008) e ‘Alegria Girar’ (2009), com participações de Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Zéu Britto e Isaac Bardavid. Abriu shows de nomes importantes como Caetano Veloso, João Bosco, Paralamas, e dividiu palco com artistas como Jorge Mautner e Zéu Britto – que também participa do disco mais recente do grupo.

Em 2015 a banda lançou CD e DVD ‘Validuaté Ao Vivo’. Em 2017 lançou o single ‘O Baile’, que mais tarde integrou o terceiro álbum de estúdio “Manual de Instruções Para”, lançado em março de 2018. Em março de 2019 lançaram mais um videoclipe do último álbum, dessa vez para a música “O Escuro” com participação de Bia Magalhães.

Validuaté, do Piauí

Tupi Machine é um projeto encabeçado pelo músico maranhense radicado no Piauí Hugo dos Santos e o DJ e produtor Jean Richard (DJ PTK). Após 3 anos de experimentos com sons e imagens das ruas de Teresina, o primeiro álbum homônimo da Tupi Machine foi lançado e traz uma mistura que dialoga com a tecnologia urbana contemporânea, ao passo que assume uma ancestralidade sonora.

DJ PTK é um dos principais nomes do movimento Hip Hop no Piauí e proprietário do estúdio Quilombolouco Beats onde foi gravado o disco. Hugo dos Santos é músico, compositor e produtor musical, com 4 discos em sua carreira, e responsável por trazer as influências de ritmos de terreiros e indígenas do interior do Maranhão, onde viveu a infância com sua família. Tu(PI) (MA)chine acaba sendo a união sonora de dois estados já ligados por um rio, um trabalho que exalta e reinventa a estrutura sonora e visual que influencia o cotidiano das pessoas dessa região, e por consequência, de todas as pessoas que aceitam o contato com essa imersão.

Em março, a Tupi Machine lançou o clipe da música “Coco Babaçu”, filmado no Parque Nacional da Serra da Capivara. A canção é uma homenagem às quebradeiras de coco do nordeste brasileiro e seu clipe costura os vestígios das primeiras civilizações americanas com as linguagens contemporâneas, o que seria basicamente a síntese do grupo em si.

Serviço:

2/8  |  22h30  |  Vila do Porto – Praça São Frei Pedro Gonçalves – Varadouro  |  Couvert artístico: R$ 15

 

(Da Redação, com assessoria do evento)