Volta de Geovane Jr ao São João de Campina é reconhecimento

Volta de Geovane Jr ao São João de Campina é reconhecimento

Música - 13, abril, 2019

 

O elenco do ‘Maior São João do Mundo’ deste ano traz um gesto de reconhecimento a um dos nomes que esteve no evento desde o seu nascimento até a consolidação da festa. O cantor e compositor Geovane Jr volta ao palco principal de São João de Campina três anos depois da última apresentação (2015 e 2016). Ocorreu com ele o mesmo que com muitos artistas regionais.

O artista está escalado para a noite de 19 de junho, uma quarta-feira. O head-line será o inesquecível lambadeiro Beto Barbosa, tendo ainda as apresentações de Rita de Cássia e Banda Palov. (Veja a programação completa aqui)

Trabalho árduo

Giovane Jr integrou a comissão de forrozeiros que esteve com a direção da Meadow Promo e a Secretaria de Turismo na sexta-feira (12), quando foram discutidos pontos e entregue uma lista de parâmetros que os forrozeiros entendem como necessários ao resgate da cultura regional pelo ‘Maior São João do Mundo’ e à valorização do artista local.

O cantor é idealizador e promotor do Projeto Rota do Forró, que estimula a criação de uma agenda de shows em espaços locais com os artistas do forró que estão à margem dos grandes eventos.

“Eu estava excluído da mídia há 12 anos, mas sempre lutando para fazer e dar visibilidade ao meu trabalho. Estou voltando com um trabalho muito profissional, investindo muito. Para ter uma ideia, cada faixa do novo disco custa cerca de R$ 700. Tem mais os traslados nessa e uma série de outros custos que pesam nessa luta”, revela o artista.

Ele disse que o fato de ter este sido lembrado para compor o elenco do São João de Campina não o afasta da luta constante pela inclusão do forró de raiz no evento e nos demais em todo Estado, muitos deles financiados com dinheiro público. Ele compreende que a luta é de mercado (para os artistas) e de reafirmação da cultura regional.

Giovane Jr marcou com sucessos como ‘Pequenininha’, ‘Melô do Peru’, ‘Tinguiling’. O disco ‘Forrozão 2000’ o projetou nacionalmente, tendo participado de programas televisivos onde se destacava o hit ‘Boy do Celular’. Outras músicas conhecidas são ‘Ting Ling’, ‘Boatos’ e ‘Casei na Arábia’. Tem uma carreira de três décadas, com 26 discos lançados, e este ano emplacou mais um hit, ‘O Troco’, de Duda Barbosa (ouça aqui).

Geovane também está gravando um CD, com lançamento previsto para o final de abril.

Em 2002, Geovane foi morar em Belém (PA), consolidando seu trabalho pela região Norte, ficou com a família até 2014. “Relaxei com a divulgação do meu nome aqui na Paraíba, mas foi por mágoa de ter feito tanto pela música da terra e não ter tido o reconhecimento e o retorno que julgava justo. Mas isso é passado, e estou trabalhando esse retorno à mídia e ao sucesso, que virá, se Deus quiser. O caminho é criar, se renovar e trabalhar muito”, diz.

Obs.: Um site rico em informações sobre artistas brasileiros de todos os estilos é o www.ritmomelodia.mus.br. Leia mais sobre Geovane Jr  aqui

(José Carlos dos Anjos Wallach)