logo

Início > Turismo >

Workshop vai debater o turismo do Vale do Paraíba

10 de novembro de 2017



Na próxima terça-feira (14) o Sebrae Paraíba irá realizar o 2º Workshop de Turismo do Vale do Paraíba, a partir das 8h, na Maison Finesse, em Itabaiana. O objetivo é desenvolver este setor que abriga o roteiro cultural Caminhos do Vale do Paraíba, cujo foco é turismo de aventura, cultura, gastronomia e artesanato local.

A nova região turística da Paraíba é composta por nove municípios: Gurinhém, Pilar, Itabaiana, Ingá, Juripiranga, Mogeiro, Salgado de São Félix, Natuba e Umbuzeiro.

Entre os destaques da programação estão a troca de experiência e informações com a participação da ex-prefeita de Bananeiras, Martha Ramalho, que vai apresentar ações que fizeram a cidade se destacar como um dos destinos turísticos mais atrativos do estado e do professor e empreendedor, Leonardo Andrade, responsável pela criação da primeira pousada boutique de Areia, também no Brejo paraibano. As inscrições podem ser feitas no local do evento.

Segundo o analista do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz,” este debate representa uma das estratégias de ação que visam despertar o sentimento de corresponsabilidade dos participantes na construção coletiva de infraestrutura para acolher os turistas, geração de emprego e renda para os envolvidos, estabelecendo as condições necessárias para que o roteiro seja cada vez mais sustentável”, explica Queiroz.

Caminhos do Vale do Paraíba

O roteiro começa com uma viagem às raízes africanas com vivências nas comunidades rurais remanescentes de quilombos, no Caminho dos Quilombos Matão, em Gurinhém. Na cidade de Pilar, os turistas vão conhecer o legado do grande escritor paraibano nos Caminhos de Zé Lins.

Em Itabaiana, o acervo artístico, criativo e cultural passa pelos ateliês, feira de magaí e museu, no Caminhos das Artes de Itabaiana. No Caminhos das Itacoatiaras, município de Ingá, o maior enigma rupestre do país e o encontro com a gastronomia regional. Por fim, trilhas, rapeis, contato com a natureza através do turismo ecológico e de aventura, no Caminhos das Aventuras, em Mogeiro.

(Da assessoria do Sebrae-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo