Zabumba Lá 2023 celebrará os 40 anos do ‘Maior São João do Mundo’

Zabumba Lá 2023 celebrará os 40 anos do ‘Maior São João do Mundo’

Eventos - 21, abril, 2023

A Secretaria de Cultura (Secult) de Campina Grande realizará a terceira edição do ‘Zabumba Lá’, que celebrará a história dos 40 anos do ‘Maior São João do Mundo’.

O evento reunirá diversos nomes do cenário da cultura popular que serão homenageados ao longo de quatro programas nos dias 11, 18, 25 e 31 de maio, no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h30.

Na edição 2023, além dos grandes nomes que deram voz ao ‘Maior São João do Mundo’, a exemplo dos apresentadores Massilon Gonzaga, Abílio José, Cléber Oliveira, Evilásio Junqueira, dentre outros, os artistas Capilé, ’Clã Calixto’ (família Calixto), Amazan e Elba Ramalho terão suas histórias contadas e enaltecidas dentro da perspectiva dos festejos juninos.

A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, afirma que o objetivo do ‘Zabumba Lá’ é respeitar e preservar a cultura nordestina, especialmente o forró, que é uma das principais expressões da região. “Em mais esta edição, nós seguiremos homenageando os artistas que fizeram e ainda fazem história no São João de Campina Grande, destacando a força da cultura popular e o sentimento de pertencimento à trajetória não só destes artistas, mas também da nossa cidade”, destacou.

Esses artistas, cada um dentro da sua atuação, foram primordiais para tornar o Maior São João do Mundo um evento único e especial, que atrai milhares de pessoas todos os anos. Suas histórias serão contadas através de depoimentos dos próprios artistas, de familiares e de outros nomes importantes da música nacional, reforçando a importância do São João de Campina Grande como o maior e mais tradicional festejo junino do Brasil.

Junto a isso, o ‘Zabumba Lá’ abre o calendário junino da cidade e, além do caráter memorialista e documental, que é direcionado pela professora Goretti Sampaio, também recebe apresentações de dança e música no Teatro Municipal.

Esta edição acontece mais uma vez com a parceria cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), bem como da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne).

Edições anteriores

Na edição 2021 do Zabumba Lá, que aconteceu de forma exclusivamente remota devido à ocorrência da pandemia da covid-19, além do comunicador Joacir Oliveira ’O Cabeção’, também homenageou Zé Bezerra, Zé Lagoa e Seu Vavá, que dão nome às palhoças do Parque do Povo.

A homenagem representou uma forma de reconhecer a importância da contribuição deles para a cultura da região, e também exaltar a memória e a história de suas obras. Com a primeira edição, o Zabumba Lá mostrou que, mesmo em meio à pandemia, é possível manter viva a tradição e a identidade cultural do povo nordestino.

Na edição de 2022, foi prestada uma homenagem especial aos artistas que dedicaram suas vidas à cultura nordestina. Quatro nomes foram homenageados: Biliu de Campina, que é um dos maiores compositores de forró da região. Marinês, conhecida como a Rainha do Xaxado, outra figura importante da música nordestina, tendo gravado mais de 50 discos ao longo de sua carreira. Parafuso, fundador dos 3 do Nordeste, que foi um dos principais responsáveis por popularizar o forró. E por fim, Diomedes, ’O Dedo de Ouro’, que tinha uma habilidade única na sanfona, sendo um dos grandes defensores da cultura nordestina.

(Da Redação, com informações da PMCG)