Zezita Matos abre nova série de lives do ‘Cearte em Casa’

Zezita Matos abre nova série de lives do ‘Cearte em Casa’

Eventos - 8, setembro, 2020

 

O Centro Estadual de Arte (Cearte) insere, a partir desta quinta-feira (10/09), convites a personalidades do mundo cultural paraibano para participar do ‘Cearte em Casa’. Os convites podem inserir professores que fazem parte do corpo do Cearte, ou não.

A primeira convidada, neste novo formato, será a atriz Zezita Matos. A live, como já é habitual, será realizada das 16h às 16h30, sob o tema “Educação e Cultura em Tempos de Pandemia”.

Zezita Matos tem 62 anos de teatro e é hoje conhecida como a primeira-dama do teatro paraibano, título dado por um amigo, a princípio de brincadeira, mas que acabou pegando. Numa entrevista em 2016, Zezita disse que recebia o título rindo.

“Eu sou é operária, ainda pago para fazer teatro. O retorno é mínimo”, contou.

Zezita é professora e atriz, natural da cidade de Pilar (PB). Sua formação avançou pelas áreas de Letras, Pedagogia e Teatro, sempre pela UFPB. A atriz tem especialização em Direção Teatral, curso de Formação de Atores e mestrado em Educação Popular.

Além de especialização em supervisão escolar pela PUC. Ela conta que foi a primeira mulher a coordenar um curso superior no Centro Universitário e a primeira a dirigir o Teatro Santa Rosa, onde estreou e fez sua vida como atriz. Detalhista e profícua na sua atuação, seja em teatro, televisão ou cinema, Zezita começou a atuar aos 16 anos. De lá até aqui, apenas no Teatro, Zezita participou de 40 apresentações.

A primeira foi em 1958 e a mais recente, “MEMÓRIAS DE UM CÃO”, texto e direção de Márcio Marciano, em 2015. No cinema participou de 36 filmes, entre curtas e longas. O primeiro trabalho foi o curta “A Canga”, de Marcus Vilar, em 2000.

Os mais recentes – foram várias produções em 2019 – são “Pacarrete”, “Ambiente Familiar”, “Traga Seu Amor de Volta” e “Remoinho”. A serem lançados: “Deserto Particular” e “O Alecrim e o Sonho”. Na Televisão a primeira atuação se deu em 1984, na novela Vereda Tropical. A atriz também participou de “Velho Chico” e Amor de Mãe”, entre outros trabalhos.  Com filhos e netos, membro da juventude comunista, enquanto jovem, Zezita Matos tem muita história para contar.

Odécio Antonio é natural de São João da Boa Vista / SP, é Licenciado em Ciências Sociais pela UFPB e mestre em Comunicação pela UFPB na linha pesquisa de Culturas Midiáticas Audiovisuais. Atua profissionalmente como: realizador audiovisual, ator, preparador de elencos para audiovisual, professor de clown e de atuação para câmera. É professor do CEARTE desde 2011 e coordena o projeto Circulandô, que interioriza o ensino de arte no estado da Paraíba.

(De assessoria)