Live de filhos e netos homenageará Pinto

Live de filhos e netos homenageará Pinto

Música - 27, junho, 2020

 

“Será um evento para agradecer a ele, que tanto nos tem dado alegrias em suas obras”, disse o cantor Samuel Pinto Jr, sobre a live que será promovida na noite desta segunda-feira (29) para homenagear o compositor Pinto do Acordeon, seu pai.

Hoje com 71 anos, Pinto é considerado um dos maiores artistas do forró do forró de raiz do Brasil e um dos últimos remanescentes com influência artística direta do ‘rei’ Luiz Gonzaga.

O evento integrará a programação do projeto ‘Tem Cultura Dendicasa’, da Prefeitura de Patos, cidade natal de Pinto. O projeto foi iniciado no dia de São João (24), apresentando uma grade de atrações locais.

Realizado pela Fundação Cultural (Fundap), o projeto tem parceria com o restaurante Seu Bastião, Patos Shopping, Armazém Paraíba e Mesa Brasil.

Reunião em que foi definida a homenagem a Pinto do Acordeon

‘Tem Cultura Dendicasa’ teria em princípio uma programação de seis dias, mas a coordenação resolveu acrescentar mais um para homenagear o filho da terra, a noite de São Pedro.

Marcelo Lima, presidente da Fundação Cultural, explicou que o projeto foi idealizado para ajudar os músicos locais que foram muito afetado pela pandemia, que proibiu shows. “A prefeitura paga um auxílio e os artistas dão em troca a diversão das lives, além de ajudarem, com isso, na arrecadação de donativos”, disse.

No palco estarão filhos, netos e irmão de Pinto do Acordeon, além de convidados, apresentando suas obras autorais e as criações do pai. O evento vai ao ar a partir das 19h, no canal do YouTube do São João de Patos. (Veja link abaixo)

Emoção

Durante a live serão exibidos vídeos de outros artistas, entre eles a sanfoneira mirim Julie Caldas. O vídeo dela, enviado á produção do evento, chegou também à família de Pinto e ao próprio artista em São Paulo.

Pinto do Acordeon reagiu ao ouvir Julie Cantado ‘Neném Mulher’, música do mestre do forró e a preferida da aprendiz de sanfona, sua fã.

Em São Paulo há três meses, Pinto se trata de complicações de saúde ocasionadas pela diabetes, e também combate um câncer na bexiga (leia mais aqui).

De acordo com o testemunho dos filhos do forrozeiro, a live servirá também para que a família peça ao público e firme uma “poderosa corrente de orações” pela recuperação do artista.

Assista aqui a homenagem a Pinto do Acordeon.

(Snides Caldas)