Pinto do Acordeon teve despedida emocionante

Pinto do Acordeon teve despedida emocionante

Música - 23, julho, 2020

 

Zélia Nóbrega mora em Santa Luzia e é fã de Pinto do Acordeon. No final da tarde dessa quarta-feira (22), ela enviou à Redação do Festar um vídeo, que baixou de um grupo de forrozeiros no Whatsapp, mostrando a chegada do corpo do mestre forrozeiro a Patos, onde foi sepultado horas depois.

“Ele tinha muito amor aqui em nossa cidade. Todos nós estamos muito tristes. Ele foi o sanfoneiro mais importante da nossa região”, relata Zélia, emocionada em áudio.

Ela lembra que passou a acompanhar também as publicações da sanfoneira mirim Julie Caldas, outra fã ardorosa do mestre Pinto: “Quando eu era criança, pedia para que os meus pais me levassem para as festas de São João, porque eu era encantada por ele”.

Zélia: “Despedida emocionante”

Zélia disse que a última vez que viu o ídolo foi num show em São José, distrito de Santa Luzia: “Eu estava trabalhando e corri muito para vê-lo cantar. Não sabia que aquilo já era uma despedida”, lembra.

“Aqui em Santa Luzia a despedida foi emocionante. Infelizmente não puder estar presente, porque trabalho. Recebi vídeos e informações pelo grupo”, explica. Santa Luzia registrou a passagem do féretro também com muito forró e, a despeito das regras de isolamento social devido à pandemia, uma multidão se formou para dar adeus ao artista.

Acompanhará Julie

Zélia Nóbrega teve empatia instantânea por Julie, sobretudo quando tomou conhecimento da admiração da pequena sanfoneira por Pinto do Acordeon. “Ela é linda. Que bom que essa princesinha conheceu o mestre. Deve ter sido uma felicidade para ele. Vou acompanhá-la pelo Instagram a partir de agora”, prometeu.

Outra homenagem

Quem também fez uma homenagem a Pinto do Acordeon foi a cantora Riva D’Paula, que já integrou as bandas Palov e Tropicais de Monteiro.

Ela gravou um vídeo interpretando, com seu arranjo, uma das músicas mais famosas de Pinto do Acordeon, ‘Nenem Mulher’. Hoje, Riva é proprietária e dirige a Escola Walt Disney, em João Pessoa, onde estuda a sanfoneira mirim Julie Caldas.

Atualmente, ela tem um musical infantil com a personagem ‘A Boneca Mariana & banda’, de onde já gravou um álbum  (‘Mariana Na Escola Em Cantos & Datas’), projeto realizado com incentivo do Fundo Municipal de Cultura. Trata-se de um disco educativo com releituras de cantigas de roda e cancioneiro brasileiro.

Riva, ex-Palov, grava homenagem a Pinto do Acordeon

Despedida

Pinto do Acordeon faleceu no início da madrugada da última segunda-feira (20) em São Paulo, onde estava há mais de três meses. Ele se tratava das complicações decorrentes de um diabetes que já tinha provocado a perda de parte de uma perna, anos atrás. No início do ano, foi diagnosticado com câncer na bexiga, e passou a ser tratado no Hospital da Beneficência Portuguesa.

 

Pinto em entrevista dada ao Festar

“Quando você diz que vai embora

Sinto um par de esporas

Cutucar meu coração”

Pinto do Acordeon em ‘A Dor da Separação’, cantada por Flávio José

 

O corpo de Pinto chegou à Paraíba na noite da própria segunda-feira. Foi inicialmente velado no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, e na manhã seguinte foi levado ao Sertão, porque a família escolheu como local de sepultamento a cidade de Patos, que acolheu o artista Pinto desde o início da carreira.

Desde a Capital até o enterro, multidão foi acompanhar o artista.

 

Leia mais:

 

(Da Redação)