Tynho Lima lançará em abril carreira solo com nova banda

Tynho Lima lançará em abril carreira solo com nova banda

Música - 20, março, 2018

 

Durante dez anos o seu nome esteve associado à banda Tribala, um grupo paraibano que faz forró eletrônico, forró regional, axé e outros ritmos. Teve uma breve passagem de um ano num dos maiores trios de forró do Brasil, Os 3 do Nordeste, e agora anuncia carreira solo.

O cantor Tynho Lima já tem tudo planejado e a banda montada, executando as etapas que deixarão o grupo pronto para o lançamento, previsto para abril.

Ele conversou com o blog sobre a nova fase da carreira e nos adiantou os primeiros passos do planejamento que o coloca à frente de um novo projeto. “Eu não estou de volta, porque na verdade nunca sai do palco. Agora eu estou entrando para uma carreira solo”, explica o artista.

Tynho afirma que o grupo é formado por cinco integrantes e tem base instrumental com sanfona, bateria, guitarra, contrabaixo, teclado e percussão. “Queremos fazer um som de impacto. Eu sempre gostei de apresentações com muita energia, para as pessoas dançarem, se divertirem. Esse é o caminho que vamos seguir”, completa.

O repórter Snides Caldas ao lado de Tynho Lima e do jovem sanfoneiro Gabriel Moraes / Foto: José Carlos dos Anjos Wallach – Festar

Transição

O cantor lembra que, ao sair dos 3 do Nordeste iniciou contatos com músicos, visando a formação da nova banda. Reuniu alguns já conhecidos e outros novos companheiros. O grupo se reúne há um mês com ensaios, planejamento, acertos sobre pré-agenda e até detalhes como a logomarca. O mês de março foi reservado para esse trabalho de planejamento.

Tynho anunciou o desligamento dos 3 do Nordeste no dia 4 de janeiro (leia http://festarmuito.com/vocalista-tinho-sostenes-deixa-a-banda-os-3-do-nordeste/ e http://festarmuito.com/produtora-diz-que-saida-de-tinho-dos-3-do-nordeste-foi-consensual/). Segundo ele, a breve passagem de pouco menos de um ano como vocalista do grupo contribuiu para sua formação musical: “Trago muito do que aprendi lá nos ‘3’. Tenho que reconhecer que foi muito bom para a bagagem musical”.

‘Forró groovado’

“Nosso som terá muito swing, como é meu estilo. E vamos manter também o forró pé de serra, que tem a força da cultura regional. Vamos fazer o que chamo de forró groovado. O groove pra mim é alegria, felicidade”, diz Tynho Lima sobre o estilo que a banda encaminhará.

Nessa nova fase, ele também estará se dividindo em duas tarefas, porque continua empresariando a banda Tribala, que após um hiato de um ano, voltou a tocar no último carnaval e segue em atividade com novo vocalista, que ocupa justamente o lugar que era de Tynho antes dele ir para os 3 do Nordeste.

“A banda parou por um ano. Em novembro comecei a procurar um vocalista para ocupar a vaga e encontrei Gustavo, um garoto muito bom de Taperoá. Ele está lá, foi bem aceito e a Tribala conseguiu fazer shows durante o Carnaval. A banda segue”, conta.

O grupo é formado por dez músicos, sendo quatro percussionistas.

Já vem um CD

No lançamento da carreiro solo, Tynho (que deve assinar Tynho & banda) contará com um disco de apresentação que começou a ser montado. O CD promocional é adotado pelas gravadoras como forma de apresentar os grupos que estão surgindo.

O CD será distribuído gratuitamente com emissoras de rádio e divulgadores em geral. Uma das músicas de trabalho é ‘A conversinha é essa’, na qual Tynho aposta muitas fichas: “Essa música vai pegar. Letra fácil, divertida, boa de dançar”.

Outra música é ‘O culpado não fui eu’, um xote feito em parceria com PH Lopes e que será arranjado bem ao estilo de Dorgival Dantas, um dos artistas regionais que conseguiram fazer uma simbiose mais aceitável entre o eletrônico e o pé de serra.

Assista a entrevista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FXm6ar5LXO4&feature=youtu.be

(Entrevista a José Carlos dos Anjos Wallach e Snides Caldas)